A Fisioterapia Pélvica é uma especialidade que objetiva reabilitar disfunções que acometem o assoalho pélvico, como prolapsos genitais, incontinência urinária ou fecal, dores durante a relação sexual, constipação, durante a gestação e na reabilitação de pacientes oncológicos.
Quando devo ir ?
Por meio da prática de atividades e exercícios (cinesioterapia) e recursos variados que o profissional especializado pode aplicar para promover a reabilitação pélvica, como vibroterapia, cones vaginais, biofeedback, dentre outros, é possível trabalhar a musculatura pélvica.
A conscientização, alongamento, fortalecimento do assoalho pélvico são essenciais para tratar e até mesmo recuperar sua funcionalidade. Já na primeira seção, o médico irá avaliar o caso e planejar um tratamento baseado nas necessidades de cada indivíduo.
Procurar esse profissional é essencial quando são notados sintomas como:
Dificuldades para evacuação e micção,
Escapes de urina,
Dores na região pélvica,
Sensação de peso no canal vaginal ou no baixo ventre,
Além de dores durante a relação sexual.
Uma consulta com o especialista em Fisioterapia Pélvica também é indicada a mulheres que planejam engravidar a fim de preparar o corpo da gestante para a via de parto escolhida (vaginal ou cesárea), além de fortalecer o assoalho pélvico que está acomodando o feto.
Conviver com sintomas desagradáveis como dores e escapes urinários mina a qualidade de vida das pessoas e o tratamento é mais eficiente e menos invasivo do que se imagina: reabilitar o assoalho pélvico é sinônimo de bem-estar e uma vida mais feliz.
Para sanar dúvidas, conte com o atendimento humanizado e especializado em Fisioterapia Pélvica da UROPROCT.